Concierge

Concorrência de ETF’s

Quais são os riscos de investir em ETF de criptomoeda?

Como qualquer ativo financeiro, o ETF de criptomoedas também tem riscos e desvantagens quando comparados a outros produtos.
Impostos
– No Brasil a tributação para ETF (Exchange Traded Fund) é de 15% sobre os ganhos de capital. Já o Bitcoin hoje pode ter tributação de 0% dependendo dos limites mensais de liquidação.

Custo de manutenção
– Via ETF você pagará o custo de administração anual do fundo, enquanto a auto custódia não tem custo recorrente, fora o investimento em uma hardware wallet (e o custo do Concierge, caso você queira usar o nosso serviço). Considerando um valor significativo em bitcoin, seja por aporte assim como pela valorização, o custo de oportunidade entre aprender a ser soberano com o ativo e pagar alguém para administrá-lo por você será crescente com o tempo.

Volatilidade – O ETF também está sujeito às oscilações de preço do bitcoin e das altcoins. Os fundos que seguem índices compostos por mais de um ativo digital tendem a ter menos volatilidade em períodos de queda, mas os que acompanham índices que seguem um único criptoativo sofrem da mesma forma em momentos de baixa.

Deslocamento – Existe o risco de o ETF não conseguir replicar exatamente o índice de referência. Isso pode ocorrer por causa das taxas operacionais e despesas que os investidores precisam pagar às gestoras.

Limitação – Os ETFs de bitcoin e altcoins têm gestão passiva e buscam apenas replicar um determinado indicador. Portanto, se uma criptomoeda presente no índice demonstrar sinais de queda por causa de uma instabilidade previsível de curto prazo, o gestor não vai retirá-la, e os investidores assumirão as perdas. É diferente de um fundo de investimento com gestão ativa, no qual um gestor está de olho no mercado e busca encontrar oportunidades para maximizar os lucros e diminuir as perdas.

Horário – Os ETFs só podem ser negociados no pregão da bolsa, das 10 às 17h, e de segunda a sexta. O mercado de criptomoedas, no entanto, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Portanto, investidores não conseguem aproveitar o sobe e desce da moeda em horários alternativos ou nos finais de semana.

Risco do confisco – Quando você investe via ETF, em bitcoin, você não está verdadeiramente comprando bitcoin, e sim um Fundo que replica aquela moeda. Na prática, comprar um ETF significa replicar o valor de mercado da moeda bitcoin. O que pode acarretar um confisco daquele valor. Claro que isso é algo fora do comum, mas saiba que vocÊ não estará verdadeiramente adquirindo bitcoin.
Se você entendeu a proposta de valor de soberania individual e preservação de patrimônio para o longo prazo que bitcoin permite, a ideia de comprar um fundo de “criptomoedas”, que usa muitas vezes de altcoins na cesta de produtos que são investidos vai contra as principais qualidades de bitcoin. Por isso mesmo, é um produto inferior ao da auto custódia.
Torne-se soberano, preserve valor para o futuro de forma segura e prática. Conheça os nossos serviços da Concierge Bitcoin.

O que é um ETF de bitcoin?

Um ETF (Exchange Traded Funds) de criptomoedas é um fundo de investimento que pode ser negociado na bolsa de valores como uma ação. Funciona basicamente como qualquer outro ETF do mercado – ou seja, reúne recursos de diversos investidores e costuma replicar algum índice de referência.

Saiba mais

Por que Bitcoin tende a se valorizar no longo prazo?
O que é o bitcoin?
Bitcoin é um ativo intergeracional